Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Criação

Criado pela RESOLUÇÃO ConsUni Nº 126, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2013

Coordenador

Carlos Alberto Kamienski

Vice Coordenador

João Paulo Gois

Conselho Diretivo

Formação do conselho diretivo publicado no Boletim de Serviço (nº 426, de 16/12/2014, pg. 22)
Denise Hideko Goya
João Henrique Kleinschmidt
Fernando Teubl Ferreira

Membros:

 

Computação em nuvem, redes definidas por software, análise de redes sociais online, cidades inteligentes e Internet do Futuro;
Processamento Digital de Sinais, Teleconferência Imersiva, e Síntese baseada em Imagens (Image-based Rendering).
Tecnologia, turismo e lazer, Política e Internet, Sociedade e Meio Ambiente, estudar as formas de participação de empresas para a promoção da cidadania e proteção ambiental, Energia e Sociedade.
segurança demonstrável, criptografia baseada em curvas elípticas/hiperelípticas, emparelhamentos bilineares, criptografia pós-quântica, infraestrutura de chaves públicas.
co-clusterização e biclusterização, análise de sentimentos, sistemas de recomendação, redes complexas, Big Data, heurísticas e meta-heurísticas, computação bio-inspirada, mineração de dados, aprendizado de máquina, inteligência artificial, otimização não-linear, combinatória e variantes no tempo.
Linguagens de Programação, engenharia de software, banco de dados, processamento gráfico (Graphics), modelos analíticos e de simulação e protocolos de comunicação.
Engenharia de Software; Sistemas de Informacão; Processos de Negócios; Gestão de Desastres; Sistemas Colaborativos; Ciência de Dados; Sistemas de Informacão; Engenharia de Software; Ciência de Dados.
Otimização por colônia de formigas (ACO) e sistemas multi-agentes (MAS), algoritmos de roteamento em redes comutadas por caminho ópticos e pacotes ópticos, plano de controle GMPLS e suporte da rede óptica a arquiteturas de grid.
Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Geometria Computacional. Suas pesquisas se concentram nas áreas de Síntese de Imagens em Tempo Real, GPGPU e Visibilidade.
Sistema automático de inventário cafeeiro, transmissão digital, códigos de estados finitos para gravação e leitura de dados, códigos de modulação, sistemas opticamente amplificados, arquitetura de redes WDM, redes ópticas.
Desenvolvimento de ferramentas de software para geração de conteúdos multimídia aplicados ao Aprendizado Eletrônico; Especificação e Desenvolvimento de Sistemas e ferramentas de suporte ao Aprendizado Eletrônico; Coordenadora de equipe multidisciplinar responsável pela produção de conteúdos multimídia aplicados à Educação a Distância tendo publicado mais de 40 cursos com textos,apresentações e aproximadamente 1000horas de aulas gravadas; Desenvolvimento de Software para Controle de Processos em tempo real (SDCD) e Multi -Tarefas (OS/2).
Visão Computacional, Reconhecimento de Padrões, Prospecção de dados acadêmicos e bibliometria.
Redes de computadores, comunicações sem fio, sistemas distribuídos, segurança de redes e bioinformática.
Computação Gráfica Interativa, Animação e Modelagem 3D.
Sistemas Ópticos de Comunicação, Redes Ópticas transparentes, Redes Comutadas por Pacotes/Rajadas Ópticas, Compatibilidade Eletromagnética, Otimização de Topologias, Redes Ópticas Transparentes, Paradigmas de Comutação Óptrica, Modelagem de Restrições da Camada Física em Redes Ópticas.
Desenvolvimento de sensores, Computabilidade e Modelos de Computação, Arquitetura de Sistemas de Computação, Hardware, Linguagens de Programação, Sistemas Eletrônicos de Medida e de Controle, Instrumentação Eletrônica.
Desenvolvimento de jogos sérios e simulações de treinamento; Automação, monitoramento e treinamento do processo de manutenção de sistemas de comunicação emergencial
descoberta de conhecimento em bases de dados, aprendizado de máquina e mineração de dados, Inteligência Artificial.
Estado, Sociedade e Políticas Públicas: Estado, Sociedade e Políticas Públicas; Tecnologia da informação aplicada à administração local; Cidadania Digital e Governo Eletrônico; Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado; Cultura, comunicação e dinâmica social.
Gestão da Estratégia e Inovação; Capacidades para Inovação e Desempenho; Inovação na era digital.
Fim do conteúdo da página