Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sobre o NUVEM

Escrito por Super User | Publicado: Quinta, 15 Março 2018 17:54 | Acessos: 2421

Criado em 6 de novembro de 2013 pela RESOLUÇÃO ConsUni Nº 126 o Núcleo Estratégico de Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade (NUVEM) tem o objetivo de produzir novos conhecimentos, formar recursos humanos de alto nível e gerar soluções inovadoras e interdisciplinares em áreas relacionadas com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e suas interações com demandas da sociedade, como melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e sustentabilidade. A inspiração e as aspirações para o núcleo vem de iniciativas como o Media Lab do MIT, um grande celeiro de ideias inovadoras que geram produtos, serviços e principalmente pessoas, com grande poder de influência na sociedade.

A motivação para a criação do Núcleo Estratégico NUVEM está alinhada com o Campus de Inovação da UFABC (de acordo com o PDI da UFABC), uma "iniciativa de infraestrutura científica e tecnológica que visa transcender as barreiras entre a pesquisa acadêmica e a inovação tecnológica, por meio da criação de um parque de laboratórios avançados dedicados a áreas identificadas como prioritárias na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Governo Federal.". Para atingir esse objetivo o núcleo deverá ter forte interação com o setor produtivo para a geração de inovação tecnológica.

A UFABC possui pesquisadores em várias áreas relacionadas com tecnologias de virtualização (ex.: realidade virtual, mundos virtuais), multimídia (ex.: processamento de sinais, desenvolvimento de aplicações), entretenimento (ex.: computação gráfica, jogos), Internet (ex.: redes de computadores, mobilidade) e sistemas computacionais para viabilizá-las (ex.: computação de alto desempenho, big data). Além da questão técnica, análises qualitativas dos impactos causados pela tecnologia são de grande importância. O Núcleo possui pesquisadores nessas áreas para tratar os temas estudados de várias visões, incluindo a interdisciplinaridade na ordem do dia das suas atividades.


Conheça mais em nossas seções:

 

Fim do conteúdo da página