Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O Núcleo Estratégico NUVEM desenvolverá atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, buscando a produção de conhecimentos para contribuir com a busca incessante da UFABC pela excelência acadêmica, com ênfase na geração de inovação. Para estimular a interdisciplinaridade nas atividades do núcleo com a colaboração entre os diversos pesquisadores e grupos será construída uma plataforma comum para o desenvolvimento, testes e avaliação de sistemas e aplicações nas áreas de multimídia, visualização, processamento de alto desempenho e Internet. Essa plataforma contará com um ambiente de experimentação com concepção e escala realistas em que é possível alcançar a formação de recursos humanos, a inovação científica e tecnológica e a cooperação com o setor produtivo.

Uma das principais atividades do Núcleo é a elaboração de propostas de projetos de pesquisa e a sua execução. Os membros do Núcleo estão comprometidos no sentido de trabalharem conjuntamente em projetos de pesquisa que visem o desenvolvimento e avaliações de soluções para a sociedade. Como resultados, são esperadas contribuições significativas para o avanço do conhecimento e da tecnologia, como publicação de artigos científicos, formação de recursos humanos, desenvolvimento de protótipos e sua demonstração, geração de novos produtos e serviços.
Para contribuir de maneira significativa com o objetivo primordial da universidade, a formação de recursos humanos, todas as atividades do Núcleo terão a participação de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de pesquisadores associados (ex.: bolsistas de pós-doutorado). Os alunos e pesquisadores participarão ativamente dos projetos de pesquisa, extensão e inovação para uso direto ou indireto dos seus resultados para os seus objetivos acadêmicos. Por exemplo, um aluno de mestrado/doutorado pode desenvolver a sua dissertação/tese dentro do âmbito de um projeto de pesquisa do Núcleo. Por outro lado, no caso de um projeto de extensão, os alunos podem participar e aproveitar partes das suas atividades nas suas teses/dissertações. Em outros casos ainda, a interação com o setor produtivo pode gerar inovação tecnológico, cujo processo de desenvolvimento pode enriquecer os trabalhos acadêmicos dos alunos de maneira significativa.
Contribuindo na realização de projetos de pesquisa e na formação de recursos humanos, uma consequência das atividades do Núcleo Estratégico NUVEM será uma contribuição significativa para a avaliação de cursos de graduação e pós-graduação. Na graduação, pela participação de alunos em programas de iniciação científica, Jovens Talentos para Ciência (Capes) e Ciência sem Fronteiras, além de projetos de conclusão de curso. Na pós-graduação, pela participação de alunos de mestrado e doutorado nas diversas atividades do Núcleo. Além de significativa contribuição na avaliação de cursos, o Núcleo poderá participar ativamente do seu aprimoramento, através de participação de seus docentes em plenárias/coordenações de cursos de graduação e coordenação de cursos de pós-graduação. A experiência com as atividades do grupo poderá ser usada para substanciar propostas de melhorias a cursos existentes ou então propostas de novos cursos de graduação e pós-graduação. Especificamente, o Núcleo poderá contribuir de forma significativa com os cursos de graduação e pós-graduação em Ciência da Computação e Engenharia da Informação. Poderá também ter participação decisiva na criação de outros cursos, como graduação em Engenharia da Computação.
Diversas formas de atuação colaborativa com o setor produtivo estão previstas nas atividades do Núcleo, visando benefícios mútuos. As empresas podem se beneficiar da interação com a universidade para aumentar a suas vantagens competitivas através do lançamento de produtos e serviços inovadores. Por outro lado, a universidade também pode obter muitos benefícios, como a identificação de problemas e desafios reais, a compreensão das necessidades da sociedade regional e nacional, uso de laboratórios e ambientes reais de produção, além de acesso a outras formas de financiamento para suas atividades. As formas de interação com o setor produtivo incluem, mas não estão limitadas a: a) realização de pesquisas envolvendo parcerias entre universidade e empresas; b) realização de projetos de desenvolvimento tecnológico que visem o lançamento de novos produtos ou serviços, para contribuir com os processos de inovação; c) realização de treinamentos e cursos especialmente voltados às necessidades do setor produtivo, com especial ênfase na transferência de conhecimento e da metodologia científica; d) prestação de consultoria especializada, nos limites das legislação vigente; e) cursos de especialização elaborados em conjunto com e de acordo com as necessidades do setor produtivo.
A geração de inovação tecnológica é um objetivo de curto, médio e longo prazo para o nosso país e o Núcleo Estratégico NUVEM se propõe a colaborar com o setor produtivo de diversas formas nessa atividade. Tendo como inspiração o Media Lab do MIT e estar fortemente comprometido com o sucesso do Campus de Inovação da UFABC, o NUVEM tem uma identificação clara com a geração de inovação tanto em empresas existentes quanto no estímulo para criação de novas empresas (startups). Nesse sentido, o Núcleo irá atuar com especial ênfase em projetos de P&D com empresas através da Lei de Informática, através de projetos colaborativos com financiamentos dos órgãos de fomento (FAPESP, CNPq, FINEP) e através dos canais regionais de fomento ao empreendedorismo, como as incubadoras de empresas e parques tecnológicos. O estímulo à geração de propriedade intelectual será de grande importância para o Núcleo, que trabalhará em conjunto com o Núcleo de Inovação Tecnológica (futura Agência de Inovação) da UFABC.
As várias atividades desenvolvidas pelo grupo tem potencial para gerar protótipos, sistemas, aplicativos, testbeds e outros produtos demonstráveis baseados em ferramentas computacionais. Sempre que possível, quando não houver propriedade intelectual ou segredo industrial envolvido, o Núcleo irá disponibilizar todas as suas ferramentas computacionais desenvolvidas ao público em geral através de licenças de uso de software livre. Essa atitude irá possibilitar grande interação com a comunidade acadêmica nacional e internacional, além de possíveis interações com o setor produtivo nessa área. Essas ferramentas incluem aos aplicativos para smartphones e tablets. Para fomentar o desenvolvimento de tais aplicativos o Núcleo poderá incentivar os alunos de graduação e pós-graduação, através de ações com professores de disciplinas ou então a comunidade universitária (e mesmo externa) através de concursos para escolher os melhores aplicativos. Os alunos poderão dispor da infraestrutura computacional do Núcleo para os aplicativos que requeiram aplicações de retaguarda (backend, como servidores de banco de dados) para realizar adequadamente a sua função. Outras ações para incentivo do desenvolvimento de software colaborativo com licenças open source podem ser tomadas, como participação no Google Summer of Code1.
Serão desenvolvidos projetos de pesquisa e ensino de graduação e pós-graduação que visem a cooperação nacional e internacional, principalmente aqueles com financiamentos para intercâmbio de pesquisadores e alunos. Diversos órgãos de fomento possuem editais frequentes que envolvem a criação de consórcios para pesquisa e ensino, e a submissão de propostas será uma busca constante do Núcleo. Particularmente, dentro de programas de mobilidade internacional como o Ciência sem Fronteiras, o Núcleo desenvolverá atividades que visem enviar alunos e pesquisadores para o exterior, mas também trazer estrangeiros para o país. Essas colaborações irão aumentar significativamente a produção de conhecimento e tecnologia dos pesquisadores do grupo, como já está comprovado com outras experiências nacionais e internacionais.
Uma forma particular de interação com o setor produtivo e com a sociedade em geral será através da elaboração, proposta e execução de programas de formação de recursos humanos, treinamento especializado e especialização. Como um centro de formação de recursos humanos, além dos seus programas stricto sensu de graduação e pós-graduação, o Núcleo irá promover a interação com a sociedade naquilo que a universidade sabe fazer de melhor.
O Núcleo irá incentivar e envidar esforços institucionais para promover debates, palestras, seminários, eventos científicos e mesas-redondas. As interações internas e externas do Núcleo serão constantes, visando obter benefícios em três momentos com objetivos complementares. Em primeiro lugar, a discussão livre e espontânea de ideias preliminares (brainstorming) que pode resultar em novos projetos, programas ou eventos. Em segundo lugar, a necessária discussão de resultados preliminares, comparação com o estado da arte e possível correção de rota ou readequação dos objetivos. Por último, a disseminação dos resultados finais e análise crítica dos problemas encontrados, soluções propostas e implementadas, assim como novos desafios identificados nesse processo. Um objetivo adicional dessa ação é promover debate com a sociedade, buscando a participação ativa dos processos políticas de definição de políticas públicas e buscando feedback do cidadão sobre a implantação de tais políticas. Um exemplo é conhecer os impactos da introdução de tecnologias geradoras de pontos de ruptura ou transformação na sociedade, como a disponibilidade de Internet gratuita através da abertura de sinal de Wi-Fi nas cidades.
Como última classe de ação desenvolvida pelo Núcleo estão os processos de divulgação dos resultados alcançados através de demonstrações interativas, onde o usuário pode ver e interagir na prática com os protótipos desenvolvidos (experiência hands-on). O Núcleo tem como um de seus objetivos fundamentais a divulgação de suas descobertas científicas e tecnológicas através de eventos que retratem a necessidade de tais artefatos, assim como o seu caráter lúdico. Demonstrações em ambientes de grande circulação de pessoas estão previstas, através de da organização de eventos, exposições e Feiras. Essas atividades estão em consonância com os objetivos conceituais e práticos do Campus de Inovação da UFABC e a necessidade de espaços físicos para o Núcleo.
Fim do conteúdo da página