Núcleo de Universos Virtuais, Entretenimento e Mobilidade

Pesquisadores

André Guilherme Balan

Processamento de Imagens Digitais, Aprendizado de Máquina;

Carlos Alberto Kamienski

Computação em nuvem, redes definidas por software, análise de redes sociais online, cidades inteligentes e Internet do Futuro;

Celso Setsuo Kurashima

Processamento Digital de Sinais, Teleconferência Imersiva, e Síntese baseada em Imagens (Image-based Rendering).

Cláudio Penteado

Tecnologia, turismo e lazer, Política e Internet, Sociedade e Meio Ambiente, estudar as formas de participação de empresas para a promoção da cidadania e proteção ambiental, Energia e Sociedade.

Denise Hideko Goya

segurança demonstrável, criptografia baseada em curvas elípticas/hiperelípticas, emparelhamentos bilineares, criptografia pós-quântica, infraestrutura de chaves públicas.

Fabrício Olivetti

co-clusterização e biclusterização, análise de sentimentos, sistemas de recomendação, redes complexas, Big Data, heurísticas e meta-heurísticas, computação bio-inspirada, mineração de dados, aprendizado de máquina, inteligência artificial, otimização não-linear, combinatória e variantes no tempo.

Fernando Teubl Ferreira

Linguagens de Programação, engenharia de software, banco de dados, processamento gráfico (Graphics), modelos analíticos e de simulação e protocolos de comunicação.

Gustavo Sousa Pavani

Otimização por colônia de formigas (ACO) e sistemas multi-agentes (MAS), algoritmos de roteamento em redes comutadas por caminho ópticos e pacotes ópticos, plano de controle GMPLS e suporte da rede óptica a arquiteturas de grid.

Harlen Costa Batagelo

Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Geometria Computacional. Suas pesquisas se concentram nas áreas de Síntese de Imagens em Tempo Real, GPGPU e Visibilidade.

Helio Waldman

Sistema automático de inventário cafeeiro, transmissão digital, códigos de estados finitos para gravação e leitura de dados, códigos de modulação, sistemas opticamente amplificados, arquitetura de redes WDM, redes ópticas.

Itana Stiubiener

Desenvolvimento de ferramentas de software para geração de conteúdos multimídia aplicados ao Aprendizado Eletrônico; Especificação e Desenvolvimento de Sistemas e ferramentas de suporte ao Aprendizado Eletrônico; Coordenadora de equipe multidisciplinar responsável pela produção de conteúdos multimídia aplicados à Educação a Distância tendo publicado mais de 40 cursos com textos,apresentações e aproximadamente 1000horas de aulas gravadas; Desenvolvimento de Software para Controle de Processos em tempo real (SDCD) e Multi -Tarefas (OS/2).

Jesus P. Mena-Chalco

Visão Computacional, Reconhecimento de Padrões, Prospecção de dados acadêmicos e bibliometria.

João Henrique Kleinschmidt

Redes de computadores, comunicações sem fio, sistemas distribuídos, segurança de redes e bioinformática.

João Paulo Gois

Computação Gráfica Interativa, Animação e Modelagem 3D.

Luiz Henrique Bonani do Nascimento

Sistemas Ópticos de Comunicação, Redes Ópticas transparentes, Redes Comutadas por Pacotes/Rajadas Ópticas, Compatibilidade Eletromagnética, Otimização de Topologias, Redes Ópticas Transparentes, Paradigmas de Comutação Óptrica, Modelagem de Restrições da Camada Física em Redes Ópticas.

Mario Alexandre Gazziro

Desenvolvimento de sensores, Computabilidade e Modelos de Computação, Arquitetura de Sistemas de Computação, Hardware, Linguagens de Programação, Sistemas Eletrônicos de Medida e de Controle, Instrumentação Eletrônica.

Ronaldo Cristiano Prati

descoberta de conhecimento em bases de dados, aprendizado de máquina e mineração de dados, Inteligência Artificial.

Sérgio Amadeu da Silveira

Estado, Sociedade e Políticas Públicas: Estado, Sociedade e Políticas Públicas; Tecnologia da informação aplicada à administração local; Cidadania Digital e Governo Eletrônico; Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado; Cultura, comunicação e dinâmica social.div>